Evento internacional reúne nomes de destaque com raízes em Pelotas e reforça a contribuição da cidade para o setor da saúde.
Pelotas esteve representada na 30ª edição da Hospitalar Feira e Fórum, realizada em São Paulo. O evento, reconhecido como o maior da América Latina no setor da saúde, reuniu milhares de profissionais, instituições e empresas do Brasil e do mundo, contando com a presença de três nomes que carregam consigo a marca da cidade: Dra. Waleska Santos, Franco Pallamolla e o vereador Rafael Amaral.
Dra. Waleska Santos, natural de Pelotas, é a idealizadora da Hospitalar. Em 1994, lançou a feira com a proposta de promover um espaço de troca de conhecimento, inovação e negócios voltados à saúde. À frente da presidência de todas as edições, consolidou o evento como referência internacional. Seu trabalho foi reconhecido oficialmente em 2014, com uma homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, que destacou sua relevante contribuição ao setor.
Outro expoente com raízes pelotenses é Franco Pallamolla, presidente do Conselho de Administração da Lifemed, empresa com sede em Pelotas e referência nacional na produção de equipamentos médicos e hospitalares. Sob sua liderança, a Lifemed teve papel estratégico durante a pandemia, ao desenvolver respiradores pulmonares com tecnologia totalmente brasileira. Pallamolla também atua como voz influente em fóruns nacionais de saúde, sempre valorizando a produção e o conhecimento locais.
A comitiva pelotense na Hospitalar teve ainda a presença do vereador Rafael Amaral, que representou oficialmente a Câmara Municipal de Pelotas no evento. Atuante nas pautas da saúde dentro do Legislativo municipal, Amaral é reconhecido por seu compromisso com políticas públicas voltadas à melhoria do sistema de saúde local e regional. Sua participação na feira buscou aproximar Pelotas das mais modernas iniciativas e soluções para o setor.
Em reconhecimento ao protagonismo da Dra. Waleska, Rafael Amaral anunciou que irá propor uma homenagem oficial na Câmara Municipal de Pelotas à médica pelotense que idealizou a Hospitalar. “É uma forma de valorizar quem tanto fez pela saúde brasileira e levou o nome de Pelotas para o mundo com excelência e visão de futuro”, destacou o vereador.
Com trajetórias inspiradoras e compromisso com o bem-estar coletivo, os três nomes reforçam que Pelotas está presente e atuante nos grandes debates da saúde contemporânea, levando sua expertise e inovação para os mais altos patamares.